quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Mergulho

Mergulho.Sinto a paz que me invade a alma e o frio que me desperta o corpo. Sinto-me viva.Sinto-me parte da água e deixo que a água seja parte de mim. Penso em tudo e acabo por não pensar em nada.Estou a reviver o passado. Vivo de memórias e de todos os “e ses” que já passei. O passado fica lá atrás e não nos pode magoar, disse-me uma vez alguém. Mas será que é assim? Acho que não…Os actos do passado atormentam-me o presente e marcam o meu futuro. Mas não quero viver no passado. Porque passo os dias a pensar no que foi e não vivo o presente. Dou por mim e o tempo já passou. O hoje tornou-se ontem e o amanhã já é hoje. E agora? Penso em tudo o que podia ter feito ontem e que não fiz, porque estava a reviver o passado…Não vivo.A vida passa por mim e não a consigo agarrar…O frio da água enrijece-me, desperta-me, mostra-me que é o presente que importa. Se viver no passado vou-me esquecer que no presente tenho de regressar à superfície para respirar. É isso mesmo! As memórias são um vasto oceano onde é bom nadar… mas se nos esquecemos de vir à tona a vida esvai-se sem que a possamos aproveitar. Mais que viver quero sentir-me viva. E estar dentro de água é uma ilusão. Aqui não há barulho e não sinto o peso do mundo nas costas… Aqui consigo suportar tudo. Mas não há vida para mim aqui, não é aqui que eu pertenço. O passado passou e no passado deve ficar…Os meus pulmões ressentem-se da falta de oxigénio. Impulsiono-me para a superfície. A primeira golfada de ar é uma bênção para o meu corpo. Vou para terra e os primeiros passos na areia custam, o mar parece querer puxar-me de novo para dentro. Mas eu não pertenço ao mar… Pertenço à terra. Posso visitá-lo, para me banhar nas suas águas ou simplesmente para o contemplar. Mas agora sei onde pertenço e qual o meu lugar… Viver dia a dia, um de cada vez. Sem esquecer o que aconteceu ontem, sem querer antecipar o que vai acontecer amanhã, mas sem me esquecer de viver o que me está a acontecer hoje… TM swimming in a sea of memories

Sem comentários: