quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Mergulho 2

Deito-me na areia húmida e sinto a água que toca os meus pés. Sinto-me cansada, mais cansada do que alguma vez me senti. Descubro que a leveza que sentia dentro de água, mergulhada na imensidão das memórias, não era mais que uma ilusão. Viver de memórias desgasta-nos mais que estar em terra, recordando e sentindo saudades dos bons momentos e aprendendo com os maus. Estou estranhamente consciente do que me rodeia. O som do mar, os passos longínquos de alguém na areia, o som do vento, o barulho que a vida faz. E apesar de todo o bulício da vida, sinto a paz que me invade, sinto o silêncio da minha alma, pela primeira vez sem conflitos. E sabe tão bem...Apercebo-me que uma vida vivida apenas de memórias não é vivida. Sei que temos de seguir em frente. Viver de memórias é o mesmo que não viver. O meu peito sobe e desce ritmicamente, estou cansada como se tivesse corrido a maratona. Estive quase a deixar-me ir mas encontrei dentro de mim forças para voltar à superfície, para lutar mais um pouco e viver o meu presente. E de súbito tudo parece melhor, de olhos fechados vejo as cores do mundo. Sinto uma gargalhada que imerge de dentro de mim. Deixo-a soltar-se e rio-me sozinha. Rio-me até perder o fôlego, e o riso é a minha terapia. Ainda cansada levanto-me da areia, sacudo os últimos vestígios com as mãos trémulas e apesar de cansada sinto-me mais viva que nunca. Caminho pela areia ouvindo o mar atrás de mim. Sei que estará sempre lá, disponível quando o quiser visitar. Sereno ou revolto conforme o meu estado de espírito ditar. É bom recordar e não esquecer. Mas acima de tudo é bom viver. Ainda com um sorriso nos lábios continuo a andar pela praia. E o dia parece-me mais brilhante, com mais cor. Tento captar cada cheiro, cada som e deixo a vida inundar-me. O que antes me parecia demais, o que antes me oprimia, deixei no mar. De lá trouxe a força das boas recordações e as lições das más. Sigo o meu caminho, passo a passo, sem pressas de viver. Libertei-me. Consegui.Sobrevivi. E agora, só me resta ser feliz. TM Back to the real world

Sem comentários: